Cinco Coisas Que Você Sempre Quis Saber Sobre Os Cegos, Ou Quase Isso

Vivemos atualmente naquilo que pode-se chamar de século XXI.
Temos máquinas voadoras, pequenos computadores no bolso e no pulso e já há como carregar coisas longe da tomada, por exemplo.
Mas existe um tabu que a humanidade ainda não se deu conta que está por aí. OS CEGOS.
Cegos estão por aí, por toda a parte. São 45 milhões deles em todo o mundo, segundo a OMS. E pelo menos 500000 deles estão no Brasil segundo a ONCB, entidade representante dos cegos no Brasil.
Mas aparentemente a sociedade que vive na era do WhatsApp e das coisas que se comunicam sem fio tem menos dificuldades para lidar com um robô cachorro que não cai sob nenhuma hipótese do que com os cegos, esta novidade que o século XXI ainda não entendeu bem.
E eu sei, todo mundo sabe, as pessoas tem medo de perguntar aos raros exemplares de cegos que andam por aí “500000” algumas coisas que atordoam e atormentam suas mentes.
Por tanto eu fiz este “PEQUENO” texto com as cinco perguntas que ouço com maior frequência das pessoas que ficam absurdadas quando descobrem que eu sou cego.

Como Cegos Se Relacionam? Eles Namoram?

Sim, cegos namoram. Sim, eles transam também. E não, ninguém precisa olhar pra acertar o buraco certo. Nem mesmo você, meu caro errante dotado do valioso sentido da visão precisa.

Existe uma percepção que chamamos de localização espacial. Graças a ela você consegue levar sua mão a ponta do seu nariz sem precisar procurar por ele, ou mesmo encher o garfo de comida e colocá-lo na boca sem precisar olhar para o garfo, olhar para o prato, mirar o garfo, pegar a comida e então procurar sua boca. Alguns cegos tem essa percepção mais avançada mas, em geral a maioria é como você e tem a mesma percepção que você, eles apenas se tornam mais dependentes delas.

Cegos Tem Super Audição? E os outros sentidos?

Sim, mas não é todo mundo. O que se sabe até hoje é que existe uma área do cérebro voltada apenas a visão. Uma vez que essa área é totalmente inutilizada o cérebro reaproveita essa área para alguma outra coisa, mas ainda não se sabe para que ou como. 
Saindo do contexto científico é comum que cegos nascidos cegos tenham sim uma audição relativamente melhor que o restante da população. Mas, quanto mais tardiamente for adquirida a cegueira menor é o grau de mudança em relação a população. Normalmente pessoas que tornam-se cegas até os 7 anos tem alguma influência disso mas, a partir daí, uma vez que a visão tenha sido totalmente desenvolvida não há mais grandes mudanças.
Eu por exemplo fiquei cego aos 9 meses de idade, tendo conservado apenas 15 % de visão do olho esquerdo. Em 2003, aos 10 anos de idade fiz o meu primeiro teste de audiometria. De lá para cá foram outros 3 testes, sempre atingindo a marca de todas as frequências captadas. Não é comprovado, mas alguns profissionais da área já me disseram que apenas 3 % da população atinge essa marca.
A minha boa audição também me torna relativamente hábil com música, e o mesmo vale para vários dos amigos cegos que tenho. Mas não há qualquer comprovação científica direta disso.
Quanto a outros sentidos como oufato ou tato, não há uma forma correta de medir isso, então pouco se sabe, mas no geral diria que não.

Cegos Conseguem Viver Sozinhos? É Possível a Um Cego Fazer As Tarefas Do Lar?

Claro. Cegos são capazes como quaisquer outras pessoas de lavarem roupa, limparem a casa e ou mesmo fazer aquela refeição de encher os olhos. Obviamente que a quantidade de passos será maior, bem como a dificuldade em algumas tarefas mas, no geral, não há nada que não possa ser superado.
É bem verdade que nem todos fazem as tarefas com 100% de aptidão, mas isto se deve muito mais a não preparação do cego para esse tipo de atividade quando em sua formação do que a incapacidades geradas pela deficiência.

Como Devo Interagir Com Uma Pessoa Cega?

É uma pergunta um pouco complexa. Antes de qualquer coisa cegos são pessoas. E não há um manual realmente útil que diga como abordar pessoas, que dirá um manual que detalhe como abordar pessoas cegas.
Em geral as dicas úteis são as seguintes:
• Nunca coloque a mão na pessoa sem pedir permissão. É invasivo e incômodo;
• Nunca ajude uma pessoa que não pediu sua ajuda. A não ser que o cego aparente que irá cair no buraco, tropeçar no cachorro que dorme no meio da rua ou bater a cabeça na caixa pendurada. Em situações normais a pessoa só quer locomover-se de um lado para o outro e, se ela está fazendo isso sozinha provavelmente tem seus motivos, ainda que o motivo seja a vergonha de pedir ajuda. Isto é inclusive bom para que a pessoa aprenda que pode pedir ajuda.
• Fale em tom de voz normal, com inflexão normal e em ritmo normal. Cegos não são surdos e falam e ouvem como qualquer pessoa, exceto se for um /surdocego. Em geral você não precisa mudar o seu tom de fala do que usa habitualmente.
• Quando estiver guiando um cego ofereça a região do seu bíceps para que ele segure no seu braço e não o contrário. Ande sempre a frente dele, assim ele sentirá os movimentos que você faz e irá imitá-los, desviando-se dos obstáculos ou mesmo sabendo o momento de subir ou descer um degrau.
•Se a pessoa cega estiver acompanhada, nunca, jamais, e por motivo algum fale dela apenas com o(a) acompanhante. Nunca use frases como “ELE TAMBÉM NÃO QUER?” ou “ELA É CEGA?”. Como já foi dito, pessoas cegas ouvem e falam normalmente, a não ser em casos específicos.
• Se não souber o que fazer a melhor opção é sempre perguntar. E evite perguntas desnecessárias com pessoas desconhecidas.
• Por fim, e não menos importante, seja cordial e educado. Mas isso você pode ser com todo mundo.

Afinal, Como Cegos Sabem A Hora De Parar De Limpar A Bunda?

Eis que chegamos a última pergunta e a que gera mais curiosidade em pessoas. AFINAL, COMO É QUE OS CEGOS FAZEM?
Bem, em primeiro lugar não se preocupe, eles fazem, e fazem bem. Na verdade devido ao olfato que possuem cegos seriam os primeiros a odiar o estado de conservação da matéria após a evacuação e o cheiro sobressalente.

Dizer em nome de todos seria complicado. E em meu nome também. Eu sou cego mas enxergo um pouco, então eu posso simplesmente dar aquela conferida no papel.
Perguntando a alguns amigos apenas um me disse que vai um pouco pelo cheiro, mas preferi não obter detalhes de como ele chega a executar o processo.
A resposta geral foi que eles sabem o momento de parar que é quando o papel para de deslizar como um corpo inerte na neve e passa a trepidar como um carrinho de supermercado num caminho de paralelepípedos. 
Outros mais aventureiros disseram também que sempre tentam executar o procedimento duas ou três vezes e que se quer fazem a checagem. Então, em média, podemos dizer que cegos limpam a bunda como qualquer outra pessoa limparia.

Todas as suas perguntas estão respondidas? Acho que não. Aliás, tenho certeza que não.
Mas espero que este texto tenha clareado ao menos um pouco a sua mente sobre o mundo daqueles que são vistos como diferentes pela sociedade e que não veem ninguém dessa forma.
Também é válido relembrar que este texto tem apenas caráter explicativo e não é de forma alguma a verdade absoluta sobre todos os cegos.
Deixo ainda meus agradecimentos a Natalia, fonte inspiradora e que me deu a ideia do texto.
Por fim, se você tiver quaisquer dúvidas sobre cegos ou quaisquer perguntas que este texto não tenha respondido sinta-se a vontade para perguntar quando quiser. Meu Facebook é http://facebook.com/jonashmarques e meu Twitter é @jonassmarques.

See ya!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima